segunda-feira, 7 de abril de 2014

VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA?

Pelo que a gente vê, lê, ouve, assiste e sente na pele, acredito que mais da metade das pessoas que compram algum produto aqui no Brasil ou necessitam de uma prestação de serviço, tem alguma queixa ou algum exemplo para dar de mau atendimento, já foi vítima de propaganda enganosa, "comprou gato por lebre", já foi enrolada, já precisou de Procon ou tribunal, enfim, é uma raridade a gente ficar completamente satisfeito com uma compra ou um serviço ou um simples atendimento. Parece que virou até mérito dos vendedores e prestadores de serviço quando fazem algo certinho. Deveria ser obrigação.
imagem google

Eu sou do tempo em que o cliente era o"rei". Tinha lugares que estampavam o slogan: "satisfação garantida ou seu dinheiro de volta". Os cidadãos, depois de muito lutar contra a piora das coisas acabaram conquistando o Procon. O que me parece, no entanto, é que pode ter sido um tiro no pé do consumidor, pois agora, qualquer queixa que se queira fazer, temos de procurar essa instituição e não mais o dono do estabelecimento, o gerente, o vendedor para resolver rapidamente a reclamação. Tudo bem, vá lá, o Procon ajuda-nos a resolver muita coisa a que somos submetidos por má fé, displicência ou inexperiência de quem nos vende ou presta serviços e nos atende. Mas a concorrência é que deveria cuidar disso. Além do mais, a demora costuma ser tanta que a gente acaba vencido pelo cansaço.

Este blog vai tratar desses e mais outros incômodos, constrangimentos e raiva pelos quais passamos por aqui e por ali. Vamos "dar nome aos bois" quando tivermos provas concretas de desvios de conduta, dolo e outras coisinhas mais que mancham o nosso orgulho ao gastar nosso suado dinheirinho. A você que aqui vier, seja bem vindo e comente à vontade, bem como faça deste espaço seu megafone. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os postou. Então evite fazer denuncias infundadas (aquelas que não se pode comprovar com alguma documentação ou outra prova material). Vamos remando contra a maré, mas se formos todos juntos, a força faz o barco virar de lado a a maré pode nos levar a outros "mares nunca dantes navegados."

4 comentários:

  1. bela iniciativa. o monopólio é muito danoso ao consumo. na telefonia, na tv a cabo, na internet. são poucas empresas e protegidas. hj nem a anatel estava atendendo as reclamações por problemas de telefonia. como assim? será q eram problemas mesmo ou proposital para não poder multar? melhoramos muito em vários aspectos, mas pioramos em muitos outros. banco é outro monopólio. hj as pessoas estão mais atentas aos direitos do consumidor. estão sendo informadas. há órgãos que ajudam. mas nem sempre resolvem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Pedrita. É isso mesmo. Outro dia fui reclamar no 1331 da Anatel e fiquei perguntando a mim mesmo; com quem reclamar da Anatel, se não atendem ao telefone? rsrs. Parece mesmo piada. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Zé. Bom ter você de volta na blogosfera. E, principalmente, com uma iniciativa como esta.
    Com mais tempo, eu volto para ler e comentar mais adequadamente.
    Mas gostaria de deixar uma contribuição. Seria mais um aviso ou um pedido de atenção para algo que pode ocorrer muito em breve e que pode afetar muitos daqueles que fazem compras pela internet.
    Como o espaço aqui é curto, vou deixar um link para você ler com tempo e tirar suas conclusões.
    O fato é que alguns grandes centros de comprar pela web estão, simplesmente, inflando suas marcas, mas sem obter lucro. A intenção é agregar valor na marca para depois vendê-la. Bom, isso nós já conhecemos lá de trás, e pelo nome de BOLHA. Quando ela estourou, foi um caos total.
    É bom ficar de olho.
    A matéria é extensa, mas vale a pena:
    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1062/noticias/bolha-com-br?page=1

    Grande abraço, Zé.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcio. Que prazer tê-lo aqui também. Sempre com essa lucidez analítica. Li a matéria e , realmente , no fim do túnel a escuridão fica sempre pra nós que estamos à mercê das aventuras do tal "humor de mercado". Do nosso lado (consumidores) está na hora de pensarmos numa forma de oligopsônio via internet. Obrigado e um abraço grande. Paz e bem.

      Excluir

Sejam bem vindos. E seus comentários também. A responsabilidade pela citação ou acusação a qualquer pessoa ou empresa é de responsabilidade exclusiva do comentarista. Isso não invalida as críticas, sugestões e protestos que eventualmente possam acontecer com qualquer um que já foi lesado ou mal tratado e que por aqui passar. Obrigado. Os autores.