segunda-feira, 14 de abril de 2014

09/04/2014 13h20 - Atualizado em 09/04/2014 13h49

Anatel recebe reclamação sobre telefonia celular a cada 23 segundos

  Falta de sinal, cobrança indevida, gente tentando cancelar o serviço. Esses são alguns problemas encontrados no serviço de telefonia celular. No ano passado, a cada 23 segundos a Anatel recebeu uma queixa de gente insatisfeita com o celular.

 

imagem google

Quem tem uma reclamação, primeiro tem que tentar resolver com a operadora. O corretor de imóveis Andre Alves tinha um celular pré-pago que, de uma hora para outra, foi bloqueado. Na operadora, ele foi informado que o sinal só seria liberado em 20 dias úteis. “Eu tive até um questionamento por conta dos clientes, que tentavam me ligar e não conseguiam nenhum tipo de contato comigo”. O corretor recebeu uma indenização de R$ 2.500.
O segundo passo é procurar ajuda aos serviços de proteção ao consumidor. “É um serviço que está entre os mais caros do mundo e entre os piores de insatisfação consumidor”, conta o diretor executivo do Procon de SP Paulo Arthur Góes.
O neurocirurgião Sérgio Barros Leal tenta resolver um problema há cinco anos. Ele fez um plano para pagar R$ 479 por mês, mas a conta sempre veio mais alta. A operadora não resolveu e ele foi para a justiça. Desde então, paga as contas em juízo.
A operadora não aceitou e cortou a linha várias vezes. Os pacientes não conseguiram falar com o médico. Em um email, um dos pacientes diz que ficou chateado por não ter tido retorno e que vai procurar outro médico.
Em janeiro deste ano, Sérgio, orientado pela advogada, cancelou a linha e comunicou para a Anatel. A operadora do celular diz que não cancela enquanto não receber os atrasados e não aceita o que foi depositado em juízo. A conta já passa de R$ 43 mil e ele voltou a ligar para a operadora.
“A resposta da moça foi muito simples: 'moço, não perca tempo ligando na Anatel que eles não resolvem nada’. Quer dizer mesmo tendo cancelado e comunicado à Anatel continuo recebendo cobrança como se nada tivesse acontecido”, relata.
Outra forma de reclamar é presencial. A Anatel tem um ponto de atendimento em cada capital, mas pouca gente sabe. Quem chega até ele é porque não conseguiu resolver o problema de outra forma. Veja aqui os canais de reclamação da Anatel.

A analista de informação Ana Paula Albi foi até o ponto de atendimento depois de ficar 15 dias tentando falar por telefone. Foi atendida rapidamente. Registrou a reclamação e a Anatel deu prazo de cinco dias para a operadora resolver o problema. Ela contou que recebeu uma explicação de porque ninguém está conseguindo falar por telefone. “Eles estão com problemas no telefone e que é temporário. E estão trocando de empresa que fornece o telefone para eles”.
A Anatel informou que o atendimento telefônico vai voltar ao normal a partir da segunda-feira (14) e que todas as reclamações são encaminhadas pras operadoras. Segundo a Anatel, no ano passado mais de 82% das reclamações que a agência recebeu foram respondidas dentro do prazo.
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(Fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/04/anatel-recebe-reclamacao-sobre-telefonia-celular-cada-23-segundos.html

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